As vantagens dos elétricos:
Maior eficiência do motor:
Os veículos elétricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. Aproximadamente metade deste consumo é derivado da ineficiência do processo de carga das baterias. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo elétrico.
Os veículos elétricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. Aproximadamente metade deste consumo é derivado da ineficiência do processo de carga das baterias. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo elétrico.
Zero-Emissões:
o veículo elétrico é a única solução 100% sem emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes. Um carro a gasolina, muito eficiente, que roda em média 10 mil Km por ano emite 2 Toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
o veículo elétrico é a única solução 100% sem emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes. Um carro a gasolina, muito eficiente, que roda em média 10 mil Km por ano emite 2 Toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Condução silenciosa:
os Veículos Elétricos oferecem uma experiência de condução caracterizada por um deslocamento mais silenciosa e suave. Isso é conseguido pela ausência de várias peças móveis no motor, e eliminação do ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape uma das principais fontes de ruído num automóvel.
Custo de utilização:
o custo da energia eléctrica despendida por veículos elétricos com um sistema de armazenamento de energia por baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização. Além disso os veículos elétricos têm custos de manutenção muito menores, já que não precisam de troca constantes de óleo, filtros, velas, e outras operações de manutenção pois os motores tem muito menos peças móveis e que sofrem desgaste.
o custo da energia eléctrica despendida por veículos elétricos com um sistema de armazenamento de energia por baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização. Além disso os veículos elétricos têm custos de manutenção muito menores, já que não precisam de troca constantes de óleo, filtros, velas, e outras operações de manutenção pois os motores tem muito menos peças móveis e que sofrem desgaste.
Freios regenerativos:
O freio regenerativo utiliza a vantagem do motor elétrico poder funcionar como gerador. O motor elétrico é usado como gerador sempre que pisar no freio recarregando as baterias, ou seja, o veículo devolve energia ao sistema. Durante o processo de frenagem, as ligações do motor são alteradas de modo que o motor funcione como gerador.
O freio regenerativo utiliza a vantagem do motor elétrico poder funcionar como gerador. O motor elétrico é usado como gerador sempre que pisar no freio recarregando as baterias, ou seja, o veículo devolve energia ao sistema. Durante o processo de frenagem, as ligações do motor são alteradas de modo que o motor funcione como gerador.
Condução:
Os veículos elétricos tem uma condução agradável, dispensando o pedal de embreagem e a caixa de marchas, outra vantagem. O torque dos motores eléctricos é constante a qualquer rotação, proporcionando um performances interessantes para ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Os veículos elétricos tem uma condução agradável, dispensando o pedal de embreagem e a caixa de marchas, outra vantagem. O torque dos motores eléctricos é constante a qualquer rotação, proporcionando um performances interessantes para ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Menos impostos e incentivos:
Em muitos países onde os veículos elétricos são comercializados, atualmente possuem incentivos fiscais. Governos como o de Portugal, EUA, Japão, e outro países estão oferecendo subsídios incentivar o uso destes veículos.
Em muitos países onde os veículos elétricos são comercializados, atualmente possuem incentivos fiscais. Governos como o de Portugal, EUA, Japão, e outro países estão oferecendo subsídios incentivar o uso destes veículos.
Desvantagens
Baterias:
Uma das grandes desvantagens das baterias atuais é o seu peso. Embora tenha havido avanços tecnológicos, para que as baterias proporcionem uma autonomia interessante, ainda pesam bastante. Por exemplo, as baterias do Tesla roadster de íons de lítio pesam 450kg. No entanto, o peso menor da motorização necessários no sistema a combustão e o tempo de vida útil maior (hoje pode atingir 200.000km) de um conjunto de baterias neutraliza este fator. Considere também a desvantagem no preço de revenda do carro devido ao preço de troca das baterias. Além disto, O funcionamento das baterias pode ser afetado em temperaturas extremas (acima dos 45ºC ou abaixo dos 5ºC) pois além de causar perda de eficiência, reduz a sua vida útil.
Uma das grandes desvantagens das baterias atuais é o seu peso. Embora tenha havido avanços tecnológicos, para que as baterias proporcionem uma autonomia interessante, ainda pesam bastante. Por exemplo, as baterias do Tesla roadster de íons de lítio pesam 450kg. No entanto, o peso menor da motorização necessários no sistema a combustão e o tempo de vida útil maior (hoje pode atingir 200.000km) de um conjunto de baterias neutraliza este fator. Considere também a desvantagem no preço de revenda do carro devido ao preço de troca das baterias. Além disto, O funcionamento das baterias pode ser afetado em temperaturas extremas (acima dos 45ºC ou abaixo dos 5ºC) pois além de causar perda de eficiência, reduz a sua vida útil.
Autonomia:
A autonomia dos veículos eléctricos ainda é limitada quando comparada com um veículo com motor de combustão. A autonomia para o Nissan LEAF é de no máximo 160km consoante o tipo percurso, velocidade e acessórios utilizados.
A autonomia dos veículos eléctricos ainda é limitada quando comparada com um veículo com motor de combustão. A autonomia para o Nissan LEAF é de no máximo 160km consoante o tipo percurso, velocidade e acessórios utilizados.
Tempo de carga:
As baterias de íons de lítio com carregadores especiais possam atingir cerca de 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos. A carga total, quando efetuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar ente 6 a 8 horas. Estudos recentes indica que devemos evitar cargas superiores a 80%, mesmo com carregadores lentos, para otimizar a vida útil das baterias e permitir máximo desempenho dos sistemas de recuperação de carga quando acionamos o freio do veículo, ou seja, deve haver espaço para receber carga extra durante o início do percurso.
As baterias de íons de lítio com carregadores especiais possam atingir cerca de 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos. A carga total, quando efetuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar ente 6 a 8 horas. Estudos recentes indica que devemos evitar cargas superiores a 80%, mesmo com carregadores lentos, para otimizar a vida útil das baterias e permitir máximo desempenho dos sistemas de recuperação de carga quando acionamos o freio do veículo, ou seja, deve haver espaço para receber carga extra durante o início do percurso.
Custo de aquisição:
Apesar dos custos mais baixos de operação, os veículos eléctricos apresentam em contrapartida um custo de aquisição normalmente mais elevado, devido ao fato de serem ainda produzidos menor escala. O custo das baterias ainda é um componente considerável de custo elevado. No entanto, os fabricantes, como a Nissan, vem oferecendo até 8 anos de garantia para o conjunto de baterias, neutralizando portanto este fator.
Apesar dos custos mais baixos de operação, os veículos eléctricos apresentam em contrapartida um custo de aquisição normalmente mais elevado, devido ao fato de serem ainda produzidos menor escala. O custo das baterias ainda é um componente considerável de custo elevado. No entanto, os fabricantes, como a Nissan, vem oferecendo até 8 anos de garantia para o conjunto de baterias, neutralizando portanto este fator.
Produção de electricidade:
Dependendo da forma como é produzida a electricidade, pode haver emissões de CO2 relacionadas com a circulação dos veículos eléctricos. No entanto, a efeciência do motor elétrico frente aos motores a combustão, reduz em quase 80% este fator para os casos de energia elétrica gerada com carvão ou derivados de petróleo. Note ainda é possível para os usuários domésticos que residem em casas instalar sistemas foto-voltaicos e/ou eólicos para recarregar seu veículo.
Dependendo da forma como é produzida a electricidade, pode haver emissões de CO2 relacionadas com a circulação dos veículos eléctricos. No entanto, a efeciência do motor elétrico frente aos motores a combustão, reduz em quase 80% este fator para os casos de energia elétrica gerada com carvão ou derivados de petróleo. Note ainda é possível para os usuários domésticos que residem em casas instalar sistemas foto-voltaicos e/ou eólicos para recarregar seu veículo.
Conclusão
Minha conclusão é que medidas governamentais são urgentes para regulamentar e incentivar o comércio e desenvolvimento das tecnologias necessárias para a produção do carro elétrico nacional. Ao agilizar a entrada no mercado deste veículo, estaremos melhorando consideravelmente a qualidade de vida da nossa população através da redução dos níveis de CO2 emitidos hoje, como também fomentando o desenvolmento da industrial nacional.
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