segunda-feira, 23 de abril de 2012

Afirmações perigosas para seu empreendimento

Nós temos a solução para você

Conforme a visão do professor de Estratégia e Inovação do Instituto Insper, Mario Sergio Kojima, a estratégia de tentar adivinhar o problema dos outros sem nem mesmo conhecê-los não inspira credibilidade. “O cliente acaba se perguntando: como pode dizer isto se não me conhece?".


Somos líderes do mercado

Tentar manipular informações de mercado também deve ser evitado pelas empresas. Como explica Mario Kojima, a facilidade de se conseguir informações hoje torna essa afirmação muito arriscada, já que pode ser desmentida. Considerando que seu cliente tem experiência de mercado, ele vai saber que a frase é mentirosa, queimando a imagem da empresa.


Nós somos o próximo Facebook

O professor Kojima recrimina as empresas que se dizem maiores do que realmente são e tentam vender essa imagem. “A maioria das pequenas empresas continua pequena, portanto, é um tremendo erro fazer uma analogia absurda como essa”.  É melhor destacar os valores do empreendimento em vez de tentar compará-la com outras organizações de sucesso.

Esse produto é a nova tendência

Devemos sempre lembrar que a grande maioria das novas tendências, que surgem no mercado, não se concretizam e dizer isso a um comprador experiente pode fazê-lo ficar com o pé atrás em relação à empresa. “Esse tipo de postura é muito comum em pequenas empresas que desejam vender seus produtos para grandes corporações e tentam, com isto, se colocar melhores do que são”.

O melhor produto com o menor preço

Para professor Kojima, fazer esse tipo de colocação é subestimar a inteligência do seu cliente. “Ou você oferece o melhor produto e tem uma linha limitada, ou tem um produto premium com um preço também diferenciado”, ressalta. Frases de efeito com colocação ambígua deve ser evitada.

Cumprimos o prazo

Problemas ocorrem, e omitir problemas e mentir para o cliente é o pior dos caminhos para os empreendedores. “Falar que dá conta de um serviço, mesmo já sabendo de antemão que não vai conseguir, só porque está doido para ganhar aquela conta não cai bem”, afirma Kojima. Segundo o professor do Insper, isso pode afastar clientes de forma permanente e ainda inibir a chegada de novos.

Oferecemos atendimento personalizado

Rosolino diz que a globalização, e a facilidade da troca de informações, exige cada vez mais agilidade das empresas, tornando esse tipo de frase improvável. “A não ser que seja inteiramente verídica”. Como exemplo citou-se um post na página da empresa no Facebook, em que um potencial cliente faz um comentário, mas só obtém resposta horas depois. “Isso acaba com qualquer promessa de que o cliente está em primeiro lugar”.

Só aqui você encontra

Por último, Mazé Rosolino, destaca que hoje em dia não é permitido mais esse tipo de afirmação. “Em um mercado competitivo, uma empresa que repetir isto ficará bastante vulnerável”. Isso já afasta os clientes, de antemão, porque demonstra arrogância e prepotência.


REF: Instituto Insper

Nenhum comentário:

Postar um comentário