quinta-feira, 19 de maio de 2011

QUALIDADES DO EMPRESÁRIO DE SUCESSO

Texto adaptado do original do Sebrae/SC

Não existe fórmula mágica para o sucesso nos negócios, mas observando essas dicas, consolidadas aqui, compartilho com vocês meus dogmas empresariais:


1 – Capacidade de assumir riscos
É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura, de assalariado, para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio. Saber enfrentar riscos é a característica numero um do empresário. Depois de instalada a empresa, é necessário renovar os produtos e serviços. O avanço tecnológico, modismos, costumes e comportamentos mudam, tudo isso afeta seu negócio. É preciso arriscar no futuro, para não ficar defasado. As recompensas estão associadas aos maiores riscos, que bem dosados, garantem sucesso ao empreendimento.

ALERTA: Cresça com responsabilidade, dando sempre um passo de cada vez, afinal, há uma grande diferença entre ser empreendedor e ser irresponsável. Procure conhecer bem o terreno onde estará “pisando”.

2 – Senso de oportunidade
Enxergar oportunidades onde muitos só vêem ameaças, eis a chave do sucesso. Identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados. Para isso, é necessário estar permanentemente ligado ao que acontece em sua volta na sociedade, nos meios de comunicação, no setor onde a empresa opera. Hà duas décadas, os ecologistas eram vistos como seres lunáticos. Hoje, a ecologia é marketing para qualquer negócio.

3 – Liderança
Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar o objetivo principal - a satisfação dos clientes. Flexibilidade, velocidade e competência. Outros valores devem ser cultivados e introduzidos na organização. As armas de sua administração são: a liderança e a participação. O dirigente deve ser um líder, alguém em que todos confiam, fazendo parte do esforço da solução “efetivamente” (mão-na-massa).

LEMA 1: “Liderança não é uma imposição, é uma conquista.”
LEMA 2: “Os grandes lideres sabem 'compartilhar' o sonho.”


4 – Jogo de cintura
Ser flexível. Ter capacidade de reconhecer o que é melhor e se for preciso, mudar tudo em busca da excelência: produtos e serviços, processos, métodos de trabalho e políticas empresariais. O necessário para ajustar a organização as expectativas dos clientes. O empreendedor deve entender o conceito de parceria nos negócios. Ganhar a custa de alguns é uma postura predatória, reduz a possibilidade de que vários bons negócios aconteçam e traz o isolamento. O mesmo pode suceder em negociações desastradas com empregados. Conceder aqui, para conquistar ali, é ter jogo de cintura. No processo de negociação todos devem ganhar.

ALERTA: Nunca, nunca mesmo, gere expectativas que não podem ser cumpridas. Se não observar este alerta, você irá quebrar o elo mais importante da corrente organizacional: “a confiança”.

5 – Persistência
Definir e manter o direcionamento de suas energias rumo a uma visão de sucesso. O caminho de um empreendedor até a estabilidade pode ser longo e difícil. Vai enfrentar muitas RESISTÊNCIAS. Você terá muitas vezes a vontade de desistir. Para que isso não aconteça, sua visão de futuro deve ser ambiciosa e segura para manter o grupo no foco. Não se contente com o possível, queira sempre o desejável. Entretanto, é necessário estabelecer caminhos seguros, que o levem a viabilizar os sonhos com a realidade. Manter o rumo é saber para onde se vai, como se chega lá e quando se deve rever as metas.

6 – Visão global da organização
Ver a organização como processo de satisfação das necessidades do cliente, em permanente interação com o meio onde atua para atender bem os clientes externos, é necessário que os clientes internos, empregados e colaboradores, estejam satisfeitos. Visão global requer perfeito entrosamento com fornecedores e uma "política de boa vizinhança" com a comunidade.

7 – Atualização
Aprender tudo que for relacionado com negócio: clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc. Uma descoberta abre caminho para tantas outras e a consequência é o aperfeiçoamento. A observação do comportamento das pessoas, do que as preocupa, nos ensina muito. A convivência com outros empresários, o relato de suas experiências e opiniões, tudo isso importa.

8 – Organização
Ter senso de organização é compreender que só se obtem resultados positivos com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e organizada. Definir as metas, garantir a execução conforme o planejamento e corrigir os erros de forma rápida é essencial para obter o sucesso desejado. O princípio da qualidade total, sistemas organizacionais modernos, reengenharia, são assuntos que devem ser conhecidos e, principalmente, praticados.

9 – Inovação
Cultivar idéias novas, algumas fases de estudos, outras em vias de execução, é fundamental para o empreendedor de sucesso. O mais importante é transformar idéias consideradas viáveis em fatos concretos e dinâmicos, que possam garantir a permanente evolução da organização. O espírito do empreendedor surge como necessidade imperativa, para que a organização sobreviva aos novos tempos.

10 – Disposição para o trabalho
Ter sucesso na atividade empresarial significa se envolver com a organização em todos os sentidos da forma mais completa possível, desde a fase da sua criação. Não basta simplesmente ser o dono. É preciso dedicação total. Brincar de ser empresário, pode custar muito caro. Ser empreendedor é aceitar que o negócio faz parte de sua vida, é um jogo que só tem um objetivo: vencer, mesmo que seja um pouquinho de cada vez.

11 – Tenha sempre foco profissional
O mercado não tem espaço para o “eu acho”... Contrate sempre profissionais ou empresas que lhe oriente corretamente sobre os aspectos legais, técnicos, contábeis, marketing e comunicação para fortalecer seus produtos e serviços diante dos seus clientes. Saiba que existe ótimas empresas e profissionais especializados para empresas de todos os portes. Evite querer reinventar a roda ou correr riscos desnecessários. Só faça você mesmo se tiver “CERTEZA” e competência para isto. Como diz o ditado: “A intuição é cega”.

LEMA: “Se posso simplificar não complique, contabilize os custos e contrate a solução!”

12 – Só contrate quem (ou o que) pode ser substituido

Cuidado com a amardilha de contratar parentes, amigos, conhecidos dos amigos ou produtos/serviços por indicação. Todos devem ser igualmente avaliados durante um período de experiência. Seja profissional nesta hora, a clareza nas relações pessoais evitará que você perca o amigo ou 'afunde' a empresa.



Texto modificado por: Costa, R.J.T.

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