segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A sua organização tem alma ?

Hoje passei muita raiva com o meu banco, em especial com o "callcenter" que resolve questões referente ao cartão de crédito da bandeira do meu banco.  Acabei por cancelar o meu cartão e o cartão suplementar da minha esposa só pelo desgosto que tive no atendimento que recebi.

O que mais me deixa  "triste" hoje no Brasil é que muitas empresas esqueceram que os seus recursos mais valiosos são seus "clientes", e em especial os mais antigos.  Sem os clientes não existe o negócio e a empresa deixa de existir, e ponto final.  Tarda mais não falha!

Encontrei um artigo chamado "o novo decálogo do cliente" de autoria do Sr. Raul Candeloro e que  toda empresa deveria estudar (e aplicar) para garantir seu  lugar no mercado.  Em resumo, ele diz que uma "Empresa" com "E" maiúsculo deve ter "alma" para poder vencer os desafios do mercado, que conta com muitos concorrentes e com clientes cada vez mais exigentes.

Teste aqui se sua organização tem alma, na visão do seu cliente:
  1. Confiança – Quero ter certeza de que estou comprando algo que realmente vai resolver meu problema.
  2. Valor – Quero pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar.
  3. Novidades – Quero ser surpreendido positivamente.
  4. Agilidade – Quero ser atendido prontamente e sem demoras.
  5. Significado – Quero que você entenda que o produto ou serviço que estou adquirindo é realmente importante para mim.
  6. Atenção – Quero que você me valorize e me faça sentir especial.
  7. Conexão – Quero fazer parte de um grupo de pessoas com ética, valores e princípios iguais aos meus.
  8. Atendimento – Quero ser atendido por profissionais que entendem do assunto, gostam do que fazem e demonstram prazer em me atender.
  9. Descoberta – Quero poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas.
  10. Contribuição – Quero que você contribua com "causas" (sociais) que realmente me importam.
E por fim, para tornar um assunto longo bem curto, eu diria o seguinte: 

..."terceirizar o SAC para um "callcenter" ou "contact-center", sem "pessoas" que conheçam a história, o produto/serviço e valores de sua empresa é o mesmo que desobedecer todos os itens anteriores.  Pronto, falei.

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário