domingo, 17 de abril de 2011

Firefox lento com dificuldade para abrir urls

Eu pessoalmente gosto muito mais do Firefox do que do IE.  Uso no ambiente Linux e também no ambiente Windows.

Se você notou que ele está ficando lento ou com dificuldade para abrir algumas páginas que estavam abrindo normal antes das atualizações, a causa pode ser o plugin-container.exe que foi criado para dar mais proteção ao ambiente do Firefox que está cada vez mais "cheio" de plugins (programinhas que adicionam funcionalidades extras), mas que pode derrubar seu desempenho se seu micro tem poucos recursos (eu uso um Pentium III de 1GHz com 1,5GBytes de memória até hoje).

Como então podemos desabilitar este "protetor" de plugins, bem você terá de mudar algumas preferências na configuração do Firefox usando o "about:config".

Atenção: antes de continuar a ler, informo que ao modificar os parâmetros do Firefox, você pode travar o browser e se der tudo errado terá de reinstalar.  Avisado!

Abra seu Firefox e digite o endereço de url: "about:config" (sem as aspas).  Vai aparecer um aviso e se tiver coragem de continuar escolha "sim" ou "continuar" ou qualquer outa coisa do tipo.

Digite na linha do "filtro" o seguinte: "dom.ipc" (sem as aspas)

Basta clicar nas linhas indicadas abaixo (na imagem em negrito) para ficar igual e pronto!


Resolvido, agora o desempenho deve melhorar muito.  Mas em contrapartida ficou sem a proteção de "plugins" que podem travar seu browser.

Windows XP lento com 100% CPU nas interrupções (hardware interrupts)

Depois de sofrer com lentidão do meu micro por uma semana, e depois de ler uma dezena de posts em blogs de todo o mundo, e usar diversos anti-virus, anti-malware, etc. sem encontrar nada, passei para uma etapa "marreta" apagando programas desnecessários, defragmentando meu HDD, e várias outras tentativas, para perceber ao fim um detalhe que estava ficando esquecida: a CPU quase sempre próximo de 100% devido as interrupções constantes (hardware interrupt).   O diagnóstico foi feito usando o "Process Explorer v14.1" que é gratuito e que já é bem conhecido dos usuários do Windows XP.

Olhando com mais detalhes, clicar sobre "Meu Computador" > Propriedades > Hardware > Device Manager > IDE ATA/ATAPI controllers > Primary IDE Channel

Neste ponto use o botão da direita "Propriedades" e na orelha "Advanced Settings" veja o estado do seu dispositivo.  Se estiver indicado PIO, você encontrou o problema.

O que ocorre é que quando o Windows encontra um certo número de erros no seu barramento ele muda automaticamente de DMA para PIO, como forma de resolver a questão.

Depois de pesquisar um pouco o assunto identifiquei algumas causas deste problema, e que destaco os principais abaixo:
  • Cabo do IDE/ATA usado não é blindado ou está "muito amassado"
  • Aquecimento anormal do HDD
  • Conflito com outros disponsitivos que usam o barramento - confira todas as suas placas PCI e AGP.
Bastou esta informação para encontrar na internet uma solução que funcionou para o meu caso, e que pode ser resumido (apesar haver outras possibilidades para a causa do problema) em apagar um registro do windows e pronto! Tudo voltou ao normal.

O que eu fiz ?  Bem use o "regedit" do windows e procure pela chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Note que ela tem várias subchaves 0000, 0001, 0002, etc.  Normalmente o canal principal da primeira IDE (onde está meu HD) é a subchave 0001 (verifique o seu caso).

Apague a entrada MasterIdDataChecksum (eu por garantia, apenas mudei o nome para  "_Master...").

E pronto.  Resolvido!   Mas o motivo de ter acontecido esta mudança, foi o que me chamou atenção para detalhes.  Lendo os blogs e comentários que encontrei conclui que o motivo que levou o Windows a mudar de DMA (rápido) para PIO (lento) foi algum erro entre a IDE e o HDD.

Mais detalhes aqui:  DMA reverts to PIO

Cautela extra:  Sempre faça um backup antes de mexer nos seus registradores.

Espero que ajude outros usuários do Windows XP com o mesmo problema.